21 de jul. de 2013

Resenha de Em Busca de Um Final Feliz

Título Original: Behind the beautiful forevers.
Autora: Katherine Boo
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Estrangeira / Biografias e Memórias
Tamanho: 23 cm x 16 cm.
Profundidade: 3,5 cm.
Acabamento: Brochura
Edição: 1 / 2013
Idioma: Português
Número de Paginas: 288
I.S.B.N.: 9788581630328
Cód. Barras: 9788581630328



Sinopse: Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).
O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.


Por Luciana M.

Como sou apaixonada pela Ásia, e ultimamente estava interessada na Índia, resolvi ler este livro, mas foi um soco no estômago. Este livro retrata um período da vida de pessoas reais que moram na favela de Annawadi, tudo que está no livro realmente aconteceu com essas pessoas que tem uma vida cheia de miséria, injustiça, que vivem num lugar onde a corrupção fala mais alto.
Eu fiquei indignada com a capacidade de pessoas pobres culparem umas as outras pela sua pobreza, e de não se ajudarem, principalmente se forem de religiões diferentes. Fiquei com muita pena das crianças que não tem oportunidade de estudar e terem que catar lixo para conseguirem alguma grana para comerem.


Para conseguir terminar de ler este livro tive que parar várias vezes para respirar, dei pausas de dias e até semanas para conseguir ir em frente na leitura, que não era fácil, apesar da escrita da autora. O livro tem um clima pesado, e bem real. Não pude deixar de comparar Annawadi com as favelas do Rio de Janeiro, e de outros países também. E de ficar deprimida com a humanidade (ou a falta dela) nas pessoas.


É um livro bom, mas que tem que ter muita força para ler, por causa das histórias relatadas. Não falarei mais que isso para não escapar nenhum spoiler.
Boa leitura.



Avaliação

 

0 comentários:

Postar um comentário